Pr. João Luis Manga

Posse+Pr+Manga+05++Joao+Luis.bmp


O pastorado de João Luis Manga

O pastor João Luis da Silva Manga foi empossado pastor titular da Igreja Batista do Cordeiro (IBCOR), em 2 de setembro de 2006, em Culto Solene a Deus com a presença dos membros da Igreja e dos pastores Ney Ladeia (CBPE, IB Capunga), Merval Rosa (STBNB), Tercio Ribeiro de Souza (PIB Maceio, AL), Alberto Cristiano de Freitas (IB Emanuel, Recife), João Virgilio Ramos André e André Henrique Ferreira Santos (IB Orobó), Professora Iracy Leite (SEC), Ildibas Nascimento (CAB).

Pr. Manga dedica-se exclusivamente ao pastorado da IBCor desde sua posse. Estas são algumas
marcas de seu ministério:

  • ênfase evangelística, seja na capacitação dos obreiros ou no apoio à obra missionária, e no evangelismo local;
  • discipulado dos crentes, buscando elevá-los à estatura de varão perfeito, conforme as instruções bíblicas;
  • pregação da Palavra em sua integridade;
  • estudos exegéticos da Palavra, às quartas-feiras;
  • intimidade com Deus pela oração e leitura da Bíblia (BOAS);
  • comunhão dos santos, estimulando o companheirismo cristão e a santidade individual (Pequenos Grupos de Oração-PGOs);
  • serviço cristão;
  • cultos de adoração e celebração diversificados.

Desde que ele assumiu o ministério na IBCor, a igreja tem trabalhado incessantemente na reforma das estruturas de suas dependências. Irmãos doaram pisos, portas e janelas novas para o templo. Quase todas as salas de aula foram climatizadas.
O Acampamento Batista do Cordeiro ganhou uma piscina semi-olímpica e dormitórios para acomodação coletiva. Ainda estamos trabalhando para a construção de chalés que nos permitam receber melhor os casais e famílias.

Pr. Manga deve muito a sua
equipe ministerial, composta pelos seguintes irmãos:
  • Célia Manga, Educadora Cristã, responsável pelo Ministério de Educação e Família.
  • Pr. Ivaldo dos Santos, no Ministério de Evangelismo e Missões
  • George Brandão, responsável pelo Ministério de Música e Adoração. O MAM ainda recebe a cooperação de Larissa Diniz, com o Coro Infantil e o de Jovens, Jefferson Leão, no Coro Masculino, e vários membros na equipe de louvor, tocando em todos os cultos da IBCor. O instrumentista da igreja é Ericson.
  • Fernando Diniz, responsável pela Administração
  • Uma SECista, Luciene Ouriques.

DADOS BIOGRÁFICOS: O pastor João Luis da Silva Manga nasceu no Rio de Janeiro(RJ), em 8 de janeiro de 1960 e foi criado em Belo Horizonte (MG), onde residiu dos cinco até os 21 anos de idade. Converteu-se ao Evangelho em 17 de abril de 1976, em Salvador (BA). Batizado pelo pastor Hélcio Lessa, na IB de Itacuruçá (Rio de Janeiro), em janeiro de 1977, retornou a Belo Horizonte, onde se tornou membro da PIB de Belo Horizonte.
Cursando o terceiro ano de Medicina da UFMG, sentiu a chamada para o ministério, deixou Belo Horizonte e veio estudar no Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil (STBNB), no Recife. No segundo ano do curso de Teologia integrou a primeira turma de missionários temporários da Junta de Missões Mundiais, sendo enviado para a Bolívia, com o objetivo de confirmar a chamada para Missões. Ali, serviu nas cidades de Trinidad e Cobija, fronteira com Brasileia, Acre. Retornou ao Recife, concluiu a graduação em Teologia, sendo consagrado ao ministério pastoral em novembro de 1986, para pastorear a IEB do Pina. Serviu ali por dois anos, quando decidiu manter-se como professor no STBNB, lecionando na área de Missões e Evangelismo, Crescimento da Igreja e Discipulado, enquanto aguardava as condições financeiras da JMM permitirem o seu envio para o campo missionário.

Casou-se em 1984 com Célia Miranda Borges, formada pelo IBER. O casal recebeu o presente de dois filhos, Luis Felipe (1986) e Paulo Vitor (1988). A Família Manga seguiu (1990) para a Guiana, como missionários da Junta de Missões Mundiais graças ao apoio financeiro pioneiro da Sociedade Missionária Batista da Inglaterra. Na cidade de Linden serviram por oito anos, consolidando o trabalho da Wismar Baptist Church e plantando e organizando a IB em Mackenzie, construindo seu novo templo. Em 1998, mudaram-se para a Republica de El Salvador, na América Central, para estabelecer um seminário teológico e fortalecer o trabalho na região, onde ele pastoreou a PIB em San Miguel, durante dois anos. A família Manga retornou ao Brasil em 2002, quando Pr. Manga foi convidado para ser Assessor do Pastor Waldemir Tymchak, na administração da Junta de Missões Mundiais. A assessoria não foi estruturada no organograma da JMM durante sua gestão e Pr. Manga viu-se como gerente de Missões, trabalhando na capacitação dos missionários para elaboração de projetos para os campos. Pr. Manga sentiu muita falta do ministério pastoral durante este ano, não adaptando-se à nova função.

Deixando a Junta, assumiu, em agosto de 2004, o pastorado da IB XV Novembro, no bairro de Guadalupe, no Rio de Janeiro (RJ), tendo Célia como ministra de Educação Religiosa. Naquela igreja dedicaram-se a trabalhar no amadurecimento e na santificação dos crentes até agosto de 2006, quando partiram para o Recife. A IBCOR recebeu o pastor João Luis Manga, sua esposa Célia e seus filhos Paulo Vitor e Luis Felipe, de forma amorosa e efusiva, com os braços e corações abertos.

Em 7 de novembro de 2016, Pr. Manga completou trinta anos de ministério.